-
Arquitetos: Kister Architects
- Área: 375 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Peter Bennetts
-
Fabricantes: AWL, Anthony Lynch, Artedomus, Bellevue Architectural, Byzantine, Caesar Stone, Creative Windows, Don Currie Carpets, Franke, Fyber Carpet, Godfrey Hirst, ILVE, LWF, Laminex, Lysaght, Mac, Melbourne Oak Floors, Mercury Heating, Miele, Mondoluce, +8
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na Caulfield modernista, Austrália, a estrutura original era uma residência de dois andares da década de 1970 que precisava ser reinventada. Referenciar os primórdios modernistas da casa ao projetar uma extensão contemporânea para uma família em crescimento foi a chave para o projeto, mas, com a aquisição do terreno adjacente ao sul, o que começou como um anexo se tornou um único volume. Os arquitetos paisagistas foram contratados no início da fase de projeto para garantir uma visão integrada ao lote expandido.
Como resposta primária, o detalhe original da fachada de concreto foi alongado para formar a “pele” do volume principal, evitando o que seria uma estratégia convencional, ou seja, adicionar uma edificação dupla na parte posterior. Esta ala principal é acessada por uma ponte de vidro privativa no nível do solo. Um elemento curvo esconde a cama principal da vista dos vizinhos, mas mantém uma conexão com a natureza e a luz – prioridade máxima.
Desfocar a distinção entre a estrutura existente e a nova foi uma estratégia deliberada para criar uma entidade arquitetônica única. Onde antes era um subsolo fechado e escuro, com a entrada original elevada, criou-se um novo foyer no nível do solo, cheio de luz e conectado à paisagem, logo atrás dos arcos originais. Os espaços internos – a cozinha generosa, sala de estar e sala de jantar envidraçada – são delineados para maximizar a versatilidade e os aspectos do jardim, resultando em um refúgio para toda a família, com transições legíveis entre as zonas públicas e privadas, dentro e fora.
A estética predominante é um equilíbrio sutil entre o antigo e o novo: o piso de concreto branco encontra o granilite original e o carpete azul brilhante, o forro de madeira envolve os espaços internos, assim como os sofás de veludo laranja acenam para a história da casa. O mesmo acontece com o vidro bronze personalizado e o tapete na área externa. A claraboia envidraçada original foi ampliada e envolta em um teto forrado de madeira para se conectar com a natureza.
As claraboias minimizam a necessidade de iluminação artificial e são apenas um dos princípios sustentáveis adotados. Painéis solares compensam o uso diário de energia, além do amplo isolamento com vidros duplos de alto desempenho e persianas externas. O aquecimento de piso integrado no concreto aparente atua como um banco de calor durante o inverno, enquanto o concreto mantém um acabamento fresco no verão. A água da chuva é coletada para a descarga dos vasos sanitários e para irrigar a paisagem.
Como uma casa familiar, a extensão para o jardim aumenta o potencial do local, com o corredor envidraçado conectando o quarto principal, provando ser uma excelente área de estimulação. Os clientes podem trabalhar em casa ininterruptamente enquanto seus filhos brincam no jardim. Em seu generoso quarteirão suburbano, a nova construção integra sensivelmente a vida familiar contemporânea com uma relíquia arquitetônica de uma época célebre. O design versátil incorpora princípios biofílicos, concentrando-se na conexão com a paisagem e a vida flexível, ao mesmo tempo em que aprimora a casa existente.